OBJETO: LUMINÁRIA
Buscou-se trabalhar a luminária como um objeto para transmitir a vanguarda cubista. Logo, pelo fato do cubismo ser constituído por três períodos, trabalhou-se com a forma triangular, também pelo fato de que o cubismo remete a pontas.
O primeiro período chama-se cubismo cezaniano (pré- analítico): fase inicial do cubismo. Baseava-se na obra de Cézanne, sobretudo no carácter analítico das formas e planos de cor, que influenciou a análise de paisagens e objectos.
O segundo período chama-se Analítico, que tem por característica a desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo-a em partes o artista registra todos os seus elementos suscessivos e superpostos procurando a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentão desta.
Seguindo esta linha, o terceiro periodo conceituado como sintético ou de colagem, decorre do começo da utilização de elementos tais como letras, bocados de madeira, cartas, estes eram introduzidos numa tentativa de estimular a visão. Além disso o cubismo de colagens não visa explorar a expressão ou a decoração, mas sim a realização da própria peça enquanto obra de arte.
Desta forma, foram escolhidas diferentes imagens para a colocação nas faces da luminária, na primeira face pensou-se na arquitetura, mas sem deixar de lado as artes, que com certeza foram as mais difundidas nesta vanguarda, utilizou-se como plano de fundo a Chochol House, aplicando sobre esta uma pintura inspirada no retrato de Ambroise Volard, também de Picasso, que utiliza de formas geométricas e tons terrosos, este tipo de obra pertence ao cubismo Cézanniano ou Pré-analítico.
A face maior,é uma obra de Picasso, chamada Olga, o amor mais famoso do pintor, o qual também é ícone inconfundível do cubismo, essa obra de arte é da segunda fase cusbista também chamado de cubismo Analítico.
Na terceira fase cubista, chamada sintética, as colagens estavam em alta, sendo assim na última face da luminária criou-se uma colagem inspirada na época estudada, usando-se de fotografias do grupo, deixando explicita nossas identidades.
A luz da luminária representa nesta obra que novas idéias estavam surgindo, como um tempo de iluminação criativa, que os artistas se preocupavam cada vez mais em romper com a rotina e se destacar como intensos inovadores.
O acrilico utilizado, faz referência ao vidro que em muitas obras cubistas que relembravam a vidros estilhaçados, trazendo a identidade tão singular que esta vanguarda apresenta.
Cabe ressaltar que apesar de cada face estar representando de modo direto ou indireto os periodos do cubismo, houve a intenção de invadir uma obra a outra para que haja uma interpenetração das mesmas, transmitindo a transiçao dos periodos e não tornando-os tenues, fazendo que cada espaço interaja um com o outro tornando-se um só objeto mas que apresente os três períodos.
5 Comentários:
Olá...
Gostei do blog...interessante as postagens do grupo...Parabéns.
Através de leituras, percebe-se que o cubismo na arquitetura foi fortemente influenciado pela arte cubista. Sendo assim, o objeto por vcs criado remete a uma pintura cubista estampado em uma luminária, ou seja, o objetivo de repassar as caracteristicas desse movimento foi alcançado através da luminária, e assim foi possível compreeender melhor esse movimento.
19 de outubro de 2009 às 06:13
O cubismo foi na maioria das vezes representado por formas geométricas como cubos e cilindros, sendo muito interessante a utilização da forma triangular no objeto criado pelo grupo. A arte cubista, que rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza, está com sua 3 principais fases muito claras nas três faces da luminária. Apesar de nesse movimento o claro-escuro ter perdido a sua função é a luz da luminária que chama a nossa atenção principalmente na face onde a pintura cubista está inserida.
Na minha opinião vocês conseguiram alcançar o objetivo do trabalho de uma forma muito clara, o que nos ajudou muito na compreensão do movimento. A criatividade de vocês foi muito interessante e como colocado na aula, teria um valor significativo se pensando em comercializar a luminária, ainda mais por ser algo exclusivo, de grande valor para apreciadores da arte.
Parabéns meninas. O blog também está muito interessante.
Espero a visita de vocês !
Júlia Debastiani
19 de outubro de 2009 às 20:06
Olá meninas!
Adorei o blog de vcs! Está bem interessante, vários conteúdos de fácil entendimento.
A luminária de vcs, foi um dos trabalhos que mais gostei, que mais me chamou a atenção. Vcs conseguiram representar muito bem as três fazes do cubismo. Ficou super interessante a ideia da luminária triangular, que de cara já deu pra perceber ou remeter do que se tratava. Depois a quesão da colagem, das formas tringulares recortadas numa das faces e a pintura de uma obra cubista, que seria a obra Olga, de Picasso que ficou lindíssima, super bem representada; toda essa combinação, a intenção de remeter as características do cubismo mesmo, toda a luminária, ficou bem original, e funcional também né. Como foi comentado em sala, os objetos criados poderiam ser comercializados, e eu particularmente compraria o de vcs, porque eu adoreiiii mesmo! Vcs são feras colegas!
Parabens!
Emili.
20 de outubro de 2009 às 05:47
oolá queriiidas..
bom sem palavras mesmo pra falar sobre o objeto de vocês, simplesmente perfeito, principalmente a tela de Olga. A utilizaçao das formas reteme claramente ao cubismo. O mais interessante no trabalho foi a ambivalência, entre representaçao e abstrato, o que tornou o objeto ainda mais atrativo. Uma das caracteristicas do cubismo é a utilizaçao de formas geométricas, que vocês conseguiram brincar tanto no objeto em si, como nas telas.
Adorei, estão todas de Parabéns!!
Mariela Francio
22 de outubro de 2009 às 18:50
Linda a luminária meninas estão de parabéns
adorei a pintura da Olga a forma como vocês retrataram isso na luminária
Parabéns vocês merecem todo o reconhecimento pelo esforço
quero uma luminária dessas pra min :D
Gui Conrado
17 de novembro de 2009 às 11:17
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial