Historicismo
Historicismo pode ser definido como a tendência de se inspirar em uma ou diversas épocas passadas. O historicismo começa no século XVIII. É o conjunto de estilos arquitetônicos, entre eles, o neogótico, neomanuelino, neocolonial, neo-renascença, etc. Todo o século XIX assistirá a uma série de crises estéticas que se traduzem nos movimentos chamados revivalistas, que surgem na Europa, ou pelo fato das inovações tecnológicas não encontrarem naquela contemporaneidade uma manifestação formal adequada, ou por diversas razões culturais e contextos específicos.
O primeiro destes movimentos foi o já citado Neoclássico, mas ele também vai se manifestar na arquitetura neogótica inglesa, profundamente associada aos ideais românticos nacionalistas.
O abandono intenso do Neoclassicismo pelo Historicismo começou em 1840, com a construção do Parlamento Inglês por Charles Barry, com a contribuição de Pugin.
A diferença do Revival para o original:
As regras do estilo eram retiradas de uma análise, aplicadas de forma acadêmica, ao contrário da utilização liberal dos cânones que lhes tinha permitido criar obras significativas. As formas são emprestadas, roubadas. A combinação levava por vezes a incoerências, como a proporção.
No Brasil e em outros países da América Latina foi muito popular a partir dos anos 1910 até finais da década de 1930 o estilo neocolonial, que recriava os estilos vigentes durante a colonização.
Parlamento Britânico e torre do relógio, representantes do neogótico. Fonte: wikipedia.
http://www.dicio.com.br/historicismo/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_historicista
http://www.ecivilnet.com/artigos/historia_da_arquitetura_3.htm
Postado por: Laura Linhares
3 Comentários:
o art NOUVEAU e um historiscismo tal qual o neoclassico? SIM OU NAO
5 de maio de 2017 às 19:20
ART NOUVEAU UTILIZA O FERRO DA REVOLUÇÃO A SEU FAVOU, COM FORMAS INSPIRADAS NA NATUREZA
8 de junho de 2017 às 12:50
como se deu a producao arquitetonica no historismo e sua tipologia mais comum?
17 de abril de 2020 às 06:02
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial